quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O Colecionador 
de Lágrimas 



 - Porque choramos

 "Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?" (Salmos 56: 8). 


 INTRODUÇÃO: 


=> A revista Super Interessante entrevistou 3 mil pessoas fazendo a seguinte pergunta: 

=> Você acha que o choro é um sinal de fraqueza? O resultado da sua pesquisa foi interessante: 84% responderam "Que não" e 16% responderam "Sim". 

= > De fato, o nosso choro na maioria das vezes não é por fraqueza! 

-  Choramos de tristeza. 
- Choramos por causa da injustiça. 
- Choramos de saudades. 
- Choramos de dor. 
- Choramos de raiva. 
- Choramos de alegria. 
- Choramos de emoção. 
- Choramos até por fraqueza. 

=> A primeira coisa que fazemos no mundo quando nascemos é CHORAR! Este choro é até provocado pelos médicos, e muitos dizem que faz bem e é até necessário. 

=>  CHORAR É UM VERBO QUE TODOS SABEM MUITO BEM CONJUGAR. 

=> Em nossa vida as lágrimas vêm e vão. Secamos as nossas lágrimas com um lenço, com o passar da mão ou até com o próprio ar. Ninguém guarda lágrima. 

 => O texto da Bíblia diz que Deus guarda as nossas lágrimas: “recolheste as minhas lágrimas no teu odre”. 

=> Odres são recipientes feitos de couro para guardar líquidos: Água, vinho e leite etc

 CONTEXTO HISTÓRICO. 

=> O rei de Israel era Saul, porem havia sido destronado pelo profeta Samuel por causa da sua desobediência a Deus. Samuel que por sua vez ungiu a Davi como substituto de Saul, isto fez com que Saul o procurasse para matá-lo. Davi foge de Saul para as terras dos Filisteus, chegando lá propõe uma união com Aquis o rei dos Filisteus, mas as coisas não saíram do jeito que ele esperava. Davi começou a passar por momentos críticos, ele corria risco de morte, então Davi chorava diante do seu Deus. As lágrimas derramadas diante do Altar de Deus foram recolhidas. Davi expressa: Recolheste as minhas lágrimas no teu odre. 

 APLICAÇÃO: 

=> As lágrimas do servo fiel são guardadas por Deus. 

Vamos ver o que isso quer dizer, com respeito às nossas vidas: 

 1. AS NOSSAS LAGRIMAS NÃO PASSAM DESPERCEBIDAS DE DEUS. 

=> O momento difícil da vida de Davi foi presenciado por Deus. Davi sente a presença de Deus ao seu lado. 

=> Assim como Davi sentiu a presença de Deus também podemos sentir, diga: “Deus tem visto as minhas lagrimas”. 

=> Porque Davi declarou: RECOLHESTE AS MINHAS LÁGRIMAS? 

=> A razão é muito simples: Temos um Deus que se importa conosco e que é presente o tempo todo. 

=> Pode ser que em algum momento difícil da sua vida você fez as seguintes perguntas: 

* Será que Deus se esqueceu de mim? 
* Será que Deus virou as costas para mim? 

ILUSTRAÇÃO: 

=> Muitos gostam de colecionar alguma coisa! Você coleciona ou já colecionou alguma coisa? Este versículo nos mostra que Deus é um colecionador de lágrimas. Deus guarda as nossas lagrimas em seu coração. 

=> Um senhor estava profundamente magoado por causa da morte do seu filho. Procurou o pastor de uma Igreja e disse: Eu só tenho uma pergunta para fazer ao senhor: 

* Quando meu filho morreu, onde estava Deus? 
* Quando meu filho morreu o que Deus estava fazendo? Respeitando a dor do homem o pastor de maneira inteligente não disse nada. Ao passar alguns dias foi procurar aquele homem e disse: Eu vim responder a sua pergunta! Quando o seu filho morreu Deus estava no mesmo lugar e fazendo a mesma coisa de quando o seu filho Jesus Cristo morreu na cruz por amor de todos nós: CHORANDO. O homem ficou pasmo e nada pode responder. 

=> Deus não ignora o sofrimento de ninguém. Seu filho Jesus Cristo assumiu a forma humana, e nessa condição, vivenciou tudo, experimentou a angústia, chorou e passou por todos os problemas. 

=> Deus tem sido presente em nossas vidas, tantos em momentos de alegria como também na tristeza. 

=> Não devemos pensar e nem imaginar: Deus se esqueceu, ou não está vendo o nosso sofrimento, ou não se importa conosco. A verdade é que Deus nos vê e se importa conosco. 

 2. DEUS RECOLHE TODAS AS NOSSAS LÁGRIMAS. 

=> Deus não apenas vê, mas RECOLHE AS NOSSAS LÁGRIMAS e as põe num odre. 

=> É significativo o que Davi está dizendo: As lágrimas daqueles que são obedientes a Deus têm muito valor. Não estão no teu livro? Não estão inscritas no teu livro? 

=> Acredite! Deus se importa com tua dor, com teu coração, muito mais do que você possa imaginar! 

=> Quando Paulo diz: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8: 28). Este versículo mostra o quanto Deus está no controle. Em Deus não há absurdos ou erros. 

 CONCLUSÃO. 

 "Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem" (Mateus 2: 18). 

=> Foram dias difíceis para todas as mães que perderão os seus filhos. Raquel chorava de amargura e não quis ser consolada. 

=> Quantas pessoas sofrem da síndrome de Raquel. Dizem: Me deixa; Eu quero chorar; Eu quero ser triste: Eu quero viver com este problema! 

=> Há pessoas que acostumarão a viver curtindo a sua dor; a curtir a solidão; a terem choro amargo. - Se você quer resolver o problema da sua vida, esta em busca de conforto; de transformação; de consolo. 

=> Quer buscar no Senhor uma direção; ter uma mudança radical, alcançar novos horizontes, você pode ter tudo isso em Jesus Cristo! 

=> Em Jesus, Deus chorou com os homens. Em Jesus, Deus sofreu com os homens e através de Jesus, Deus recolhe as nossas lágrimas e muda a nossa vida. 


Fonte: Elaborado dia 23 de Marco de 2010. Pastor Luis Antonio de Carvalho.







=====================
=====================
=====================
=====================


Nenhum comentário:

Postar um comentário