terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Deus usa pessoas 
com problemas 


 Mateus 8.5-13 



 Introdução 

=> Ninguém gosta de pessoas com problemas, concorda? 

=> Apesar de nós mesmos termos os nossos problemas, queremos nos cercar de pessoas que não sejam problemáticas. 

=> Tente colocar no seu currículo ou, numa entrevista de emprego, falar sobre suas limitações e problemas. Provavelmente você não conseguirá a vaga! Mas Deus é diferente! Ele sempre usou pessoas com problemas. 

=> Vamos ler o texto de Mateus 8.5-13. 
Jesus estava cercado de religiosos judeus que acreditavam que, só por serem hebreus, “filhos de Abraão”, já estavam salvos. Mas quando um centurião romano recebe a cura de um de seus servos, Jesus conclui afirmando que muitos gentios (não judeus) estarão à mesa com o Cordeiro, ao contrário de muitos assim considerados “filhos de Abraão”. 

=> Jesus usou aquele homem, que tinha um problema, para ensinar sobre o Reino de Deus e sobre fé. 

Desse episódio aprendemos algumas lições preciosas: 

1. O Senhor sempre investiu em quem tem problemas. 

=> Deus sempre chamou e usou pessoas imperfeitas. 

=> Veja Moisés, Davi, Jacó, Jonas, Jeremias, Sansão, Pedro, Tomé, Marta, Paulo e tanto outros! 

=> Agora vinha um homem que nem era judeu trazendo um problema para Jesus. O Mestre, porém, resolve usar este homem com problemas para ensinar que fé e salvação não são herdados. Jesus mostrou que ele estava interessado em investir tempo indo até a casa do centurião, se ele tivesse aceitado. 

=> O mestre não estava interessado em multidões apenas, mas no indivíduo e indivíduo com problemas. 

2. O Senhor espera que correspondamos com humildade ao seu investimento em nós. 

=> O centurião era um comandante militar. Como um dos líderes dos invasores de Israel, a sua atitude de pedir algo para Jesus foi de extrema humildade. 

=> Às vezes, apesar só problemas, achamos que somos merecedores das bênçãos de Deus. Isso nunca será verdade. 

=> O centurião, além de pedir humildemente a cura do seu servo a Jesus, ele não se julga digno de recebê-lo em sua casa. Essa é o tipo de humildade que desencadeia a bênção! 

3. O Senhor usa quem tem problemas para ensinar aos outros a Sua forma de agir com o ser humano. 

=> O que Jesus fez ali fugiu à compreensão dos religiosos judeus ao seu redor. Ele deu atenção e se dispôs a ir à casa de um inimigo! Mas é essa a confrontação que Jesus sempre fez com os seus seguidores e os religiosos da época. 

=> Ao investir tempo, atenção, amor em alguém com um problema, Jesus ensinou que é assim que Deus age. Ele veio para aqueles que tem problemas! 

4. O amor do Senhor para conosco é incondicional. 

=> Na mente daqueles que viram aquela cena, as coisas fugiram ao seu conceito tradicional de amor divino. 

=> Para eles, Deus só amava o seu povo e quem era merecedor desse amor. Quando Jesus afirmou que aquele inimigo estrangeiro tinha mais fé que os seus próprios discípulos, Jesus mostrou o amor de Deus por todos, independentemente da sua origem. 

=> Deus mostra seu amor mesmo que nós não mereçamos. E não merecemos, mesmo! 

=> Não há nada que possamos fazer para sermos salvos a não ser crer em Jesus. E esse “crer” em Jesus não é nosso mérito. A salvação é pela graça e graça somente! 

Conclusão 

=> Não importa quantos e quais problemas você tenha na sua vida: Jesus pode e quer usar você  

=> Não quero dizer que se deixar ser usado por Deus é sempre se tornar um missionário, um pastor ou alguém envolvido integralmente em um ministério eclesiástico. 

=> Você pode ser usado por Deus de muitas formas, testemunhando da salvação que Cristo nos deu. 

=> E o que é mais importante sobre ver o que Deus pode fazer com pessoas com problemas é a salvação imerecida. 

=> Jesus não morreu por aqueles que mereciam esse sacrifício: ele morreu por pecadores. Romanos 5.8 diz: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. 

=> Com isso em mente, entregue a sua vida nas mãos de Deus e, apesar dos seus problemas, ele irá usar a sua vida de uma forma que você jamais imaginou! Amém! 



 AUTOR: Davi Liepkan** pastor da Igreja Batista Central de Nova Odessa - (c) 2012










============================
============================
============================
============================


Nenhum comentário:

Postar um comentário