terça-feira, 1 de janeiro de 2013


A VIDEIRA 
E OS RAMOS 



* A videira é a fonte e sustentação da vida para os ramos, e os ramos têm de estar ligados à videira para sobreviver e dar frutos. 

* Jesus, é claro, é a Videira, e os ramos são as pessoas. Enquanto que é óbvio que os ramos produtivos representam os verdadeiros cristãos, a identidade dos ramos infrutíferos é questionável. 

* Alguns comentaristas dizem que os ramos estéreis são cristãos que não dão frutos espirituais. 

* Outros acreditam que eles sejam os não-crentes. Como sempre, nós devemos olhar para o contexto para obter a melhor resposta. 

 1. Cristo é a Videira Verdadeira 

* Jesus não estava apresentando uma idéia nova ao usar a metáfora da videira e seus ramos. 

* No Antigo Testamento, a vinha de Deus era o povo de Israel (Isaías 5). 

* Ele os usou para realizar o seu propósito no mundo e abençoou aqueles ligados a Ele. 

* Deus tinha feito tudo para criar um ambiente produtivo, ainda assim Israel permaneceu estéril. Então ele removeu os seus muros e a deixou desprotegida. Nações estrangeiras calcaram aos pés a nação e a deixaram devastada. Israel não era mais a vinha de Deus; ela havia perdido seu privilégio. 

* Agora foi revelada a nova Videira. Os frutos e as bênçãos vêm através de uma conexão espiritual com Jesus Cristo, a verdadeira videira. 

* Nas Escrituras, a palavra verdade é usada muitas vezes para descrever o que é eterno, celestial e divino. Israel era imperfeito, mas Jesus é perfeito; Israel era o tipo, Jesus é a realidade. 

 2. O Pai é o Agricultor 

* Os discípulos conheciam o papel do vinhateiro. Depois que uma vinha é plantada, o vinhateiro tem dois trabalhos. 

* Primeiro, ele corta os ramos sem frutos que tiram a seiva dos ramos produtivos. Se a seiva for desperdiçada a planta irá produzir menos frutos. Então, constantemente ele apara os brotos dos ramos frutíferos para que toda a seiva seja concentrada na produção de frutos. 

* Jesus aplica essas atividades ao reino espiritual: 

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15.2). 

* O Pai poda os ramos produtivos para que eles possam dar mais frutos. 

* Nós sabemos que esses galhos representam os cristãos, porque somente cristãos podem dar frutos. A poda não é feita apenas uma vez - é um processo constante. Depois de uma poda contínua, um ramo produz muito fruto. 

“Nisso é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (Jo 15.8). 

 3. O Pai Remove os Ramos Infrutíferos 

* Tanto os ramos produtivos como os improdutivos crescem rapidamente e o vinhateiro deve podar cuidadosamente tanto um como outro. 

* Se deseja uma grande quantidade de frutos ele deve remover os ramos infrutíferos bem como os brotos que crescem nos ramos produtivos. 

* Aqueles que são removidos apenas parecem estar ligados a Cristo. Eles não residem verdadeiramente na videira. 

* Como Judas, eles nunca foram realmente salvos. 

* A certa altura, o Pai os remove para preservar a vida e frutificação dos outros ramos. 

*  Produzir frutos é a essência da vida cristã. Efésios 2.10 diz: “... somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. 

* O fruto da salvação são as boas obras. Tiago 2.17 explica a estrita relação entre fé e obras: “ ... a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. 

* Se a fé salvadora é legítima, ela produz frutos. Isso não quer dizer que as obras salvem alguém, mas as obras são evidência de que a fé que a produziu é verdadeira. 

 4. O Pai poda os Ramos Produtivos 

* Jesus disse aos seus discípulos: “ ... todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15.2). 

* O Vinhateiro poda todos os ramos produtivos, assim eles irão produzir muito fruto. 

* O Pai remove os pecados e as coisas supérfluas que limitam a nossa maior frutificação. 

* Uma das melhores maneiras de nos limpar é permitir que sofrimentos e problemas entrem na nossa vida. Isso às vezes dói e ficamos pensando se ele sabe o que está fazendo. 

* Pode parecer que você é o único ramo que está sendo podado enquanto outros ramos têm mais necessidade. Mas o Vinhateiro sabe o que está fazendo. 

* Durante qualquer época de poda, nós podemos ter certeza de que Deus se preocupa conosco e nos quer produzindo muitos frutos. Ele quer nos livrar dos brotos que drenam nossa vida e energia. Ele continua com seus cuidados ao longo da nossa vida para nos manter espiritualmente sadios e produtivos. 

* A poda pode ser dolorosa, mas o resultado - a santidade - bem vale o processo: “... eles [nossos pais terrenos] nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hb 12.10). 

Conclusão: 

* Não há dúvida de que o processo de poda nos ajuda a dar mais frutos. Se não houver fruto na sua vida - se não houver uma genuína conexão com Jesus Cristo - você está correndo o perigo de ser cortado e lançado no fogo do inferno. 

* Se existem frutos em sua vida, você pode se alegrar quando Deus usa o podão da aflição para fazê-lo mais eficaz e você pode se alegrar de que a meta final do Vinhateiro é que você produza muito fruto. 

* Você está ciente do propósito do Pai em podar você? 

* Você sabe o que está acontecendo em sua vida quando você tem problemas? 

* O propósito de Deus na poda é para que você dê mais fruto. 

* Você é um ramo frutífero - um verdadeiro crente? Ou você está apenas superficialmente pendurado em Cristo? Se assim for, você está em grande perigo de inferno porque algum dia o Pai vai removê-lo. 

Espero que você saiba que a sua única fonte de vida é a videira verdadeira, que é Jesus Cristo. 



 FONTE: http://ipbtabuazeiro.blogspot.com.br/2011/04/videira-e-os-ramos-extraido-do-livro.html






======================
======================
======================
======================

Nenhum comentário:

Postar um comentário