terça-feira, 4 de junho de 2013

CONSEQUENCIAS DA PRECIPITAÇÃO PARA A VIDA FAMILIAR

 

CONSEQUENCIAS DA PRECIPITAÇÃO

PARA A VIDA FAMILIAR

Gênesis 16

 
1) Introdução

 

- Na reflexão de hoje, aprenderemos sobre a importância de esperar e confiar na ação soberana de Deus sobre as nossas vidas. Tenho observado que em algumas circunstâncias, agir antes de Deus pode gerar consequências ruins para nós e nossa família.

- Esperar em Deus é a melhor atitude para um crente, quando este vivencia dilemas.

- Em Genesis 16, observamos que Sara não podia ter filhos.Essa impossibilidade, faz ela pensar que a promessa que Deus lhe havia feito, de lhe dar filhos não se cumpriria. Sara propõe a seu marido uma solução diferente. Ela propõe que Abraão tome uma de suas servas e conceba um filho com ela.

- A precipitação de Sara, em não esperar Deus agir, trouxe-lhe muitos problemas. A Bíblia fala sobre esperar no Senhor. Salmos 40:1: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

2) Vejamos então quais as principais consequências da precipitação de Sara:
2.1) A precipitação nos leva dar passos errados, que resultam da falta de fé nas promessas de Deus. v. 1-2

Nos versos 1 e 2, vemos que Sara tinha uma promessa, porém ela se antecipa em agir sem a direção de Deus. No verso 2 ela declara a Abraão: —Já que o SENHOR Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos. Abrão concordou com o plano de Sara…”.

Sara oferece uma escrava para que Abraão tenha filhos com ela. Porem não era isso que Deus queria. Sara agiu por conta própria e sem fé nas promessas do Senhor. Quantos de nós, nos precipitamos por causa da pressa e do desespero. E nestas horas não sabemos escutar a Deus.

Nas horas das grandes tensões na vida, recomendo que não avance, escute a voz Deus. Não estabeleça seus próprios planos, procure compreender qual é o plano de Deus. Não fique escutando conselhos que podem te induzir ao erro, procure ouvir os conselhos de Deus, que nunca falham. Não se precipite, mas permita que Deus te conduza.

2.2) A precipitação nos leva a pecar contra Deus v. 2b. 3

O verso 2b, e o 3 nos dizem que: “Abrão concordou com o plano de Sara, 3 e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. ” (Gênesis 16:2-3 NTLH)

Por causa da ansiedade Sara peca contra Deus e envolve Abraão em uma relação pecaminosa com uma serva chamada Agar. Outras pessoas são envolvidas em um pecado que resultou de falta de fé, de ausência de direção e sabedoria de Deus.

Aprendemos aqui, que uma atitude precipitada que nos leva a pecar, pode gerar consequências para outras pessoas.

2.3) A precipitação pode ser a causa de grandes crises familiares. v.4,5

“ 4 Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona. 5 Aí Sarai disse a Abrão: —Por sua culpa Agar está me desprezando. Eu mesma a entreguei nos seus braços; e, agora que sabe que está grávida, ela fica me tratando com desprezo. Que o SENHOR Deus julgue quem é culpado, se é você ou se sou eu!” (Gênesis 16:4-5 NTLH)

Agar, serva de Sara fica grávida. Quando descobre isso começa a tratar com desprezo Sara. Mediante esta atitude, Sara fica intrigada com Agar. Sara agora tinha um problema dentro de seu próprio lar.

A precipitação de Sara, lhe causou uma grande crise familiar. Muitas crises familiares não existiriam se ouvíssemos mais a Deus.

2.4) Crises familiares não podem ser resolvidas pagando-se um mal com outro mal v. 6

Vendo que Sara sofria Abrão lhe respondeu no verso 6: —Está bem. Agar é sua escrava, você manda nela. Faça com ela o que quiser. Aí Sarai começou a maltratá-la tanto, que ela fugiu.

Um pecado, às vezes, nos conduz a praticar outro pecado. Em alguns momentos da nossa vida, podemos ser tentamos a consertar as consequências dos erros com outros erros.

Sara tenta resolver o seu conflito com Agar de forma errada.Ela expulsa Agar de sua casa. Agar sai da casa de Sara sem qualquer perspectiva de vida e sem recursos materiais para sobreviver. Sara estava mais uma vez tentando solucionar as consequências de seu erro, cometendo outro erro. Sara estava tentando resolver o seu conflito com Agar, fazendo mal contra ela. A atitude de Sara refletia o ditado “olho por olho, dente por dente”.

Mas o que nos diz a palavra em 1 Pedro 3:9: “Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês.”

3) Conclusão

Aprendemos muitas coisas importantes sobre a precipitação. E assim, observamos que a melhor coisa é esperar a hora certa de agir. Quando agimos sem discernimento podemos gerar muitos problemas.

Portanto, crer em Deus implica também em buscarmos orientação na palavra e por meio da oração para decidirmos e resolvermos as questões importantes de nossas vidas. Deus te abençoe!

Lembramos a todos que nossos estudos sobre Escatologia, a doutrina dos fatos futuros, serão retomados no mês de Junho/2011. Não perca!

 

 

Autor: Pr. Josias Moura

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário