domingo, 2 de junho de 2013

COISAS DE FAMÍLIA

 

familia

COISAS DE FAMÍLIA

– Efésios 2.19

 

 

- Uma das figuras da igreja na Bíblia é a Família. Existe uma conexão muito forte entre a igreja e a família.

- Uma família é composta de vários membros, a igreja também. Numa família se tiver cinco irmãos, mesmo havendo gêmeos eles serão diferentes.

- Na igreja também. Na família, precisamos uns dos outros. Na igreja também. De alguma forma existe uma conexão muito grande entre a igreja e a família.

- A Bíblia começa com falando de família (O casamento de Adão e Eva) e termina falando de família (O casamento de Cristo e da igreja).

- Talvez, seja por isso, que o inferno conspira tanto contra a família. A uma gana no coração do Diabo de destruir as famílias. Por isso, Deus tem usado a sua igreja tanto para preservar quanto para restaurar essa instituição que nasceu no oração de Deus.

- Todavia, mesmo com a bênção de Deus, para vivermos em família, seja na igreja ou na nossa família natural, precisamos ter em mente algumas coisas que são próprias de família, a saber:

F.T.: Em primeiro lugar...

I – FAMÍLIA É LUGAR INTIMIDADE: Gn.2.25

Gênesis 2.25

“Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”

1.1. Quando Deus criou o homem e a mulher, eles desfrutavam de total intimidade. Todavia, após a entrada do pecado, o homem passou a ter vergonha e perdeu a liberdade da transparência. Nudez fala de intimidade. Por isso, no dia que o homem pecou, a família que deveria ser um lugar de intimidade, se tornou um lugar de relacionamentos superficiais.

1.2. E algo que acontece quando você busca a intimidade é que logo se descobre os defeitos. Alguém pode pensar que isso é ruim. Mas nisso é saudável. Defeito é somente para os íntimos. Quando estamos no ambiente familiar, temos liberdade para ser, para falar, para agir e por isso nos expomos.

1.3. Tem gente que começa a se relacionar e quando descobre que o outro não é perfeito fica decepcionado e rompe os relacionamentos. Pessoas assim possuem relacionamentos de curto prazo.

· Você precisa reencontrar a alegria de viver em família aceitando cada pessoa apesar dos seus erros e falhas. Isso se aplica tanto a família natural quanto a família espiritual.

F.T.: Em segundo lugar...

II – FAMÍLIA É LUGAR DE ACEITAÇÃO:

2.1. Quando falamos de família, não tem jeito, você não tem alternativa. Tem que suportar. E Sabe uma coisa importante sobre família? É que família não tem saída, tem que agüentar uns aos outros.

2.2. Porque na vida, você só escolhe marido e mulher, o resto vem no pacote e você tem que agüentar. Não tem jeito de você deixar de ser irmão do seu irmão. Ele tem que aturar você e você tem que aturá-lo.

2.3. Família é um lugar onde a gente tem que suportar uns aos outros. E não tem esse negócio de ficar de mal, de deixar de falar. Se for família tem que sentar para resolver.

· Por isso, muitas vezes a falta de consciência de família, afeta drasticamente os relacionamentos. Porque é natural que uma mãe suporte o seu próprio filho sujo, chorando e agitado. Mas ele não terá a mesma paciência com o filho de outros.

· Quanto você entende isso, você deixa de buscar a mulher perfeita, o homem perfeito, o irmão perfeito. Porque eles simplesmente não existem.

· Muitas vezes a família sofre, porque falta misericórdia e amor para aceitar o outro.

F.T.: Em terceiro lugar...

III – FAMÍLIA É LUGAR DE PERDÃO:

3.1. Não tem como você viver em família se não houver em você a disposição de perdoar e receber perdão. Porque por mais que queiramos acertar, em algum momento vamos falhar com alguém. E em qualquer momento vão falhar com a gente também.

3.2. E o que seria esse perdão na prática? Perdoar é a capacidade de aceitar reparação. É dá ao outro a chance de se retratar. É aceitar o pedido de desculpas que o outro nos faz. Tem gente que diz: “comigo só erra uma vez”, “comigo não tem segunda chance”

· Se não houver a disposição de aceitar reparação o relacionamento vai ficando cada vez com o gosto mais amargo, mais azedo e vai chegar uma hora que o relacionamento fica comprometido.

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS

1) Qual o fato positivo que mais marcou a sua vida na sua experiência de família?

2) Você se considera uma pessoa perfeccionista? Por quê?

3) Você é uma pessoa que aceita reparação e perdoa com facilidade ou você é do tipo: “comigo só erra uma vez”?

 

 

FONTE: http://www.videirario.com.br/supjpa2011.php

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário