quarta-feira, 8 de maio de 2013

Padrão de Deus para a Família

 

Padrão de Deus

para a Família

 

- Qual o propósito de Deus em criar a família?

- Será a família algo uma instituição importante?

- Deus é o autor da família (Gn 1:26-28, Gn 2:23,24). Deus não criou essa instituição simplesmente por capricho.

Dentre esses propósito podemos citar:

a) Cooperar com o seu propósito de ter uma família eterna;

b) Amparar, formar e desenvolver o ser humano em um ambiente propício para o seu amadurecimento físico, mental,emocional e espiritual;

c) Dar base sólida a sociedade.

Portanto, ver o padrão de Deus para a família é poder reconhecer a seu propósito de abençoar o homem em todas as suas dimensões, de ter uma nova humanidade, formada a partir de Cristo, que o adora e o reconhece como Senhor e Deus.

I – O PROPÓSITO DE DEUS PARA A FAMÍLIA

- O propósito de Deus ao criar a família é dar ao homem e a mulher um lugar de proteção segurança. É neste ambiente que irá aprender e se desenvolver. Daí nascem estão o crescimento em diversas áreas do ser humano.

- Lembremo-nos da Palavra do escritor Lucas sobre Jesus: "E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens". (Lc 2:52)

a) Crescimento Físico

- Na família há o alimento, o cuidado com a saúde, o cuidar para se ter o bem estar.

- O propósito de Deus é que cada família possa ter o crescimento saudável do físico. Por causa da queda o homem passou a enfrentar problemas físicos como doenças, dores. Sua longevidade não existe mais. No entanto a promessa de Deus é que nosso corpo será redimido. Isto demonstra que Deus não esta preocupado apenas com a saúde da alma mas também com a saúde do corpo que é templo do Espírito Santo (1 Co 6:19). Além disso, podemos clamar ao Senhor que perdoa nossos pecados, mas também pode nos curar de nossas enfermidades.

b) Crescimento Emocional

- Na família cada membro tem proteção emocional. Existem pessoas que os ouve, lhes ensina , compartilha de suas tristezas e alegrias.

- Quando um lar é saudável emocionalmente possibilita a todos a possibilidade de se crescerem emocionalmente livres de se sentirem inferiores, desprezados e não amados.

- A família tem esse papel. Ela dá a cada membro força para enfrentar a vida, faz com cada um se sinta útil e importante dando assim autoconfiança (ainda que não exagerada, visto que o cristão põe sua confiança em Deus).

- A forma como vai lidar com os outros tem muito haver como cada membro é visto e tratado e se sente em sua família.

c) Crescimento Espiritual

- O lar deve ser lugar onde se adora a Deus. Lugar onde se lê a Palavra de Deus. Lugar onde a Palavra é praticada e vivida.

- Nenhum sucesso ou conquista compensa a perca do lar, o tempo do lar e a vida no lar. A mensagem terá valor quando for antes pratica no lar.

- A canção será verdadeira quando for fruto de uma vida no lar santa e cheia de graça. Por isso, é no lar que começa a formação espiritual.

- Há sérias advertências para quem não governa bem sua casa (1 Tm 3:5).

- Não esqueçamos do exemplo do Sacerdote Eli, que não levou seus filhos a um crescimento espiritual, pelo contrário, sua conduta de omissão apenas contribuiu para que seus filhos fizessem o que não era coreto perante ao Senhor. Desta forma, pagou um preço terrível vendo seus próprios filhos serem punidos pelo Senhor. (1 Sm 2:12)

II – PADRÃO DE DEUS PARA O ESPOSO

a) Ser líder e sacerdote do lar – O homem é chamado de o cabeça do lar (1 Co 11:3).

- Deus o constituiu como líder e responsável pelo lar. Muitos são os lares que tem se acabado por falta da liderança do esposo. Liderar é ter iniciativa. É cumprir seu papel de estar à frente gerando provisão, cuidado e amor para sua família (Ef 5:22) Como líder o marido apresenta Deus através de seu exemplo, ministra a Palavra de Deus a sua família e também apresenta os filhos a Deus (Dt 6:4; Jó 1:5) Esta liderança não pode ser abusiva (Ef 6:4) John Stott  falando acerca deste tema argumenta que este versículo  não conclama aos pais a desenvolver sua autoridade, mas sim a contê-la. (Efésios, introdução e comentário, pg. 184). Segundo o costume romano, o pai poderia exercer uma autoridade soberana sobre todos os membros da família, isto incluía inclusive castigar, matar recém nascidos e abandonar os filhinhos). O que Paulo contrapõe aqui é esta prática abusiva. A liderança e autoridade do pai deve ser controlada.

b) Amar sua esposa (Ef 5:22) – O projeto de Deus para o esposo é que o homem possa amar sua esposa.

- A forma como Paulo coloca isto em Efésios é muito forte:Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5:25). É um amor sacrificial. Este amor deve ser paciente, suportar, crer... Este amor hoje tem sido desconsiderado. Pensa-se muito na felicidade própria. Acham que não estão felizes e logo querem o divórcio. Esta não é uma solução madura e cristã.

- Amar deve ser inclusive nos momentos difíceis. Cabe ao amor ter atitudes que demonstrem que realmente ama e está disposta a “se entregar pela pessoa amada” assim como Cristo fez pela sua igreja.

c) Servir a Deus com sua família – Js 24:14 – O exemplo de Josué é importante.

- Sua palavra foi da escolha que fizera. Ele e sua família serviriam ao Senhor. Cabe ao esposo levar sua família a servir ao Senhor.

- Muitas famílias não querem mais ir a igreja, e tem uma idéia distorcida de Deus porque o esposo tem revelado a eles um Deus carrasco e autoritário. A forma como o esposo trata a família, a forma como conduz seu lar revela a própria presença de Deus entre eles.

III – PADRÃO DE DEUS PARA A ESPOSA

- A esposa é uma dádiva de Deus para o esposo (Pv 19:14). O proposito de Deus ao dar a mulher para o homem foi para que pudessem realizar a missão de dominar a terra e frutificar sobre ela (Gn 1.28). Assim, a posição da mulher não é inferior, pelo contrário, é posição de honra e de grande importância para que a família seja edifica.

- “Na família , a mulher é o elo de união entre o marido e os filhos. Quando ela vive de acordo com o padrão divino, o marido e os filhos serão mais propensos a se enquadrar nele também” (Christerson, pg. 31)

a) Ser ajudadora idônea 2:18 – Como companheira Deus colocou a mulher ao lado do homem para que pudessem se completar. A sua missão enquanto esposa é ser uma ajudadora idônea, ou seja, uma mulher que se coloca ao lado do marido e o ajuda em sua missão.

b) Ser submissa – Ef 5:22 Esta palavra leva muitas mulheres a viverem um verdadeiro dilema. Como ser submissa ao meu marido? É importante colocar que está submissão não é escravidão ou ser uma empregada. É aceita voluntaria e conscientemente seu papel no lar. É contribuir para que o lar seja um lugar de bênção. Através da submissão da esposa gera proteção para sua vida (alguém que a defenda diante dos outros), tras unidade para o lar, amplia a força do marido.

c) Ser uma cristã sábia amorosa – Além do papel de esposa e mãe, a mulher deve ter sua vida de comunhão com Deus, visto ser esta a que norteia as demais. Ser sábia é ter procedimento que edifique o lar. É sabe se colocar nos lugares. Não ser rixosa, não ser preguiçosa. A mulher virtuosa da qual fala Salomão era uma mulher que tinha força e contribuía para a reputação do seu esposo, para o bem estar dos filhos e bom andamento das coisas no lar. (Pv. 31)

IV – PADRÃO DE DEUS PARA OS FILHOS

O filhos são herança do Senhor  (Sl 127:3). São potenciais a serem trabalhados.

a) Amar seus pais – Filhos devem reconhecer e agradecer a Deus pelos seus pais, ou por aqueles que representam estas figuras tão importantes para eles. O amor é a base dos relacionamentos. Assim, filhos que guardam mágoas dos pais, que deixam se levar por ira ou coisas semelhantes esta perdendo a oportunidade de desfrutar da bênção de poder amar. O amor lança fora todo medo. (    ) O amor tras paz e fortalece as pessoas. Este amor também deve estar presente entre irmãos.

b) Filhos devem honrar seus pais - Ex 20:12 - Numa sociedade cada vez mais egoísta que ignora seus idosos e cuja autoridade dos Pais tem sido colocada em cheque, a Palavra de Deus coloca-se como muro contra toda e qualquer atitude desrespeitosa dos filhos em relação aos Pais. No episódio que Jesus foi questionado quanto a oferta de Corbã, a palavra do mestre reforça este mandamento. Tudo que pudesse ser feito para o templo seria importante, no entanto o mandamento continua vivo e deveria ser cumprido. Filhos desobedientes, que não ajudam os pais, que não lhes dão o devido respeito certamente colherão os frutos de sua conduta (Gl 6:7)

c) Obedecer (Ex 20:12; Dt 5:16) “O Relacionamento de um filho, para com Cristo se desenvolve em proporção direta a obediência que ele presta aos pais.” (Christerson, pg.50)

- Famílias pedem socorro pois seus filhos estão não querem obedecer. É melhor obedecer do que sacrificar (1 Sm 15:22). Parece ser difícil entender isto. Mas é uma realidade.

- Filhos precisam entendem que seus pais buscam o que é melhor para suas vidas. Já passaram por muitas situações e problemas que os leva a ver a vida de outra maneira. Ouví-los é uma atitude sábia. Pv 4:1. Aquilo que parece ser sem sentido, ou no momento é careta tem razão. Filhos que obedecem aos Pais tem promessa de Deus (Ef 6:3) e certamente Deus os honrará.

Conclusão:

- O plano de Deus para a Família é de que possam ser um lugar onde sua presença seja real e todos possam ter comunhão com Ele. Onde Deus está presente a respeito, comunhão, humildade.

- Deus tem dado o modelo do lar cristã. No entanto, não sejamos hipócritas. Enquanto vivermos aqui, erraremos, vamos ter que recomeçar, aprender, reaprender, mas o mais interessante é que Deus também não se esqueceu disto e nos deu uma palavra pra resolver esta questão: PERDÃO.

Quando errar, peça perdão. Quando não conseguir, peça perdão. Esta palavra na Família é poderosa para produzir unidade, reavivar o amor e trazer harmonia.

 

Por Pr. Antônio Firmino da Silva Júnior

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Um comentário: