terça-feira, 7 de maio de 2013

Os pais precisam de ajuda

 

Os pais precisam

de ajuda

Salmo 39.4,5 - Romanos 12.13 - Salmo 121.1,2

 

I. Os pais precisam da ajuda de Deus, o pai dos pais.

Sl 54.4: Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.

1) Para terem o vazio existencial preenchido e terem sentido para sua vida.

2) Para sustentarem sua casa – Sl 128.1,2

3) Para vencerem diante da mentira e da violência dos dias atuais – como Davi no

a) Salmos 5.8: “Ó SENHOR Deus, ajuda-me a fazer a tua vontade e faze com que o teu caminho seja reto e plano para mim! Que os [que não temem a Ti] vejam que tu estás comigo!”

b) No mesmo sentido – Sl 119.86: “Todos os teus mandamentos merecem confiança. Ajuda-me, pois sou perseguido por mentirosos”; e no v. 43: “Ajuda-me a falar sempre a verdade, pois a minha esperança está nos teus julgamentos”.

4) Para não se tornarem arrogantes – Como Davi – Quando se ensoberbeceu e achou que seu sucesso e prosperidade vinha de si próprio (Sl 30.6) mas no vers. 10, ele ora: “Ó Deus, escuta-me e tem compaixão de mim! Ajuda-me, ó SENHOR Deus!”

5) Para não se desviar – Quando Davi pecou e temeu desviar-se do caminho do Senhor, ele orou no Sl 38.17: “Pois estou quase caindo, e o meu sofrimento não acaba mais. Eu confesso as minhas maldades e os meus pecados, pois me deixam muito aflito. [...] v.21:   Ó SENHOR Deus, não me abandones! Não te afastes de mim, meu Deus! v.22: Ajuda-me agora, ó Senhor, meu Salvador!

6) Para vencer a difamação e a calúnia – Sl 109.21:   Mas, quanto a mim, ó SENHOR, meu Deus, ajuda-me como prometeste e livra-me, pois és bom e amoroso! v. 26: Ajuda-me, ó SENHOR, meu Deus! Salva-me por causa do amor que tens por mim.

 

II. Os pais precisam da ajuda de Jesus, o filho de Deus.

1) Para receber a graça – João 1.17   Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

2) Para ir ao Pai – João 14.6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

3) Para se apropriar do perdão dos pecados – Jo 1. 29: “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

4) Para receber forças contra as tentações do dia-a-dia – Hebreus 4.15: Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

 

III. Os pais precisam da ajuda do Espírito Santo

1) Para nãos se deixarem conduzir pelo pecado e por fim morrerem espiritualmente, porque João 16.8 revela que “E, quando ele vier, convencerá [os seres humanos] do pecado, e da justiça, e do juízo”.

2) Para aprenderem o que não sabem – João 14.26: “ mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas …”.

3) Para viverem uma vida de santificação

a) Rm 8.1,2: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

b) Gl 5.16-18: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. E no v. 25: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

4) Para amar sacrificialmente a Esposa (Ef 5.25; Cl 3.19; 1 Pe 3.17). Somente pelo Espírito Santo – Gl 5.22: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

5) Para criar os filhos no temor do Senhor  como a Bíblia exige (Ef 6.4; Cl 3.21).

6) Para cumprirem sua missão pessoal na face da Terra

Lc 4. 18 e 19: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Is 61.1).

 

IV. Os pais precisam da ajuda do estado

1) A Bíblia determina ao cristão obedecer ao Estado –

1ª Pe 2.13: Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana, por amor do Senhor, quer ao rei, como superior; e outras referências (Rm 13.1; Tt 3.1; Pv 8.15-16).

2) Mas o Estado ora ou outra decepciona o pai de família: segurança, saúde pública, carga tributária, educação formal.

Provérbios:

  • 28.15 (NTLH): Como um leão furioso ou um urso feroz, assim é o governo mau que domina um povo pobre.
  • 29.2 (NTLH): Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama;
  • 29.4 (NTLH): Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça;
  • 29.12 (NTLH): Quando um governador dá atenção a mentiras, todos os seus auxiliares acabam se tornando maus.
  • 25.5 (NTLH): Afaste do rei os maus conselheiros porque o que torna forte um governo é a justiça.

 

V. Os pais precisam da ajuda da sociedade organizada.

1) 1 João 5.19: Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.

2) A sociedade organizada sempre vai decepcionar o pai, porque seu critérios são mundanos: concorrência; competitividade; valorização do ter em detrimento do ser; valores da secularização

 

VI. Os pais precisam da ajuda dos amigos

Pv 27.10

Não abandones a teu amigo, nem ao amigo de teu pai, [quando forem atingidos pela] adversidade: melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.

Pv 17.17   Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.

Pv 18.24   O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.

 

VII. Os pais precisam da ajuda da igreja

Rm 12.13   comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Atos 2. 44-47: E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

E vendiam as suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um necessitasse. E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.

 

VIII. Os pais precisam da ajuda dos irmãos de fé

1) O lamento do paralítico de Betesda – João 5.7: “O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”.

Romanos 12.9-10: “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. [...] v.15-16:  Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós…”

IX. Os pais precisam da ajuda dos filhos

Efésios 6.1-3: “VÓS, filhos, sede obedientes aos vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honrao teu pai [e a tua mãe], que é o primeiro andamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.

Pv 23.22a: “Ouve a teu pai, que te gerou…”

Cl 3.20: Vós, filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

O pai precisa que seu filho

1) Confira-lhe dignidade, dando-lhe crédito e merecimento; engrandecendo-o saudavelmente; levando o seu pai  equilibradamente a sentir-se valorizado.

2) Distinga-o respeitosamente diante das outras pessoas (Romanos 12:10).

3) Expresse gratidão por atos bons feitos para você (Cl 3.15).

4) Não espere somente receber do pai, mas procure dar e servir algo de bom ao seu pai.

5) Não ignore ou desconsidere as suas opiniões e seus conselhos (Pv 1:8; 13:1; 30:17).

6) Nunca faça piadas sobre suas fraquezas ou suas falhas (Hc 1.13a).

7) Peça perdão por ofensas cometidas contra eles, ou sofridas deles (Cl 3.13).

O pai precisa que seu filho

Homenageie em seus aniversários ou em outras datas especiais (1 Pedro 2:17).

9) Supra necessidades emocionais e morais do pai (Mt 15.1-6; 1 Timóteo 5.8).

10) Se o filho ainda depende do pai, que não oprima o pai por causa do consumismo.

11) Se o filho prosperou mais que o pai – o filho tem a obrigação de ajudar o pai, suprindo suas necessidades materiais (Mt 15.1-6; 1 Timóteo 5.8).

12) Apóie-o nos momentos difíceis;

13) Nunca tenha uma atitude hostil e nem dirija-lhe palavras agressivas (Pv 10.19).

14) O Pai precisa que seu filho Ore por ele

*** “Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.” – Tales de Mileto

O pai precisa da ajuda da sua esposa. A mulher precisa ajudar seu marido a ser pai!

Cl 3.18: Vós, mulheres, estai sujeitas aos vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

1.    Compreendendo que ele tem dificuldade de expressar amor pelos filhos e por ela própria

2.    Respeitando sua autoridade dentro do lar e ensinando os filhos a respeitá-lo

3.    Entendendo que não o pai não consegue ser tão seguro quanto ele precisa ser e quanto ele gostaria de ser.

4.    Entendendo que para o pai a responsabilidade de sustentar a sua família traz efeitos emocionais sérios em seu comportamento

5.   Interessando-se por seu trabalho, mostrando isto com ações efetivas de ajuda e torcendo pelo sucesso do marido.

6. Levando a sério a necessidade que o marido tem de ser desejado fisicamente por sua esposa – não se trata simplesmente de serem supridas as necessidades sexuais do marido

7.   Tendo a consciência de que quando a esposa o rejeita fisicamente, rejeita-o como ser humano do sexo masculino e como sustentador da casa.

8.   A esposa ajudará muito seu marido cuidando do próprio visual dela esforçando-se para ser atraente para seu marido.

9.   Ajudando-o a lutar contra a tentação visual.

10. Ensinando-o a ser românticos. Os homens gostam de romance, mas duvidam da sua capacidade de serem românticos.

Conclusão

1) Os pais precisam estar preparados para o fato de que aqueles que deveriam lhe ajudar mais podem deixar a desejar: estado, família e igreja.

2) Os pais devem ter a consciência que no mundo teremos aflições mesmo. Não devem deixar que a mentalidade da sociedade organizada longe de Deus ditem sua forma de ser.

3) Os pais devem investir nos relacionamentos saudáveis fora e dentro da igreja: devem cultivar boas amizades e investirem mais na comunhão com irmãos de fé que tenham realidades em comum.

4) Os pais devem investir no relacionamento com os filhos, pois isto é uma via de mão dupla (Ml 4.6).

5) Filhos e esposa devem sempre lembrar que seu pai não é um super-homem, devem recordar que ele também precisa de ajuda.

6) A igreja e o ministério devem estabelecer programas para auxiliar os pais em sua missão de serem cabeça e sacerdote do lar.

7) Os pais devem ter a confiança que por mais que todos falhem para consigo e deixem a desejar; Deus nunca falhará.

2 Timóteo 2:13: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”.

 

 

AUTOR: Pr. Robson Brito

 

#######################################

#######################################

#######################################

#######################################

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário