quinta-feira, 9 de maio de 2013

A sexualidade à luz da Bíblia

 

 

A sexualidade

à luz da Bíblia

 

 Texto Base: Gênesis-1.0-27:28

 

 

- Para a maioria dos estudiosos cristãos, o sexo tem sido a pior tentação em nossa cultura.
Isso ocorre porque vivemos em uma sociedade que valoriza a sensualidade, defende a prostituição como um meio de vida, não como pecado, e que não se submete aos ensinos éticos do cristianismo quanto ao comportamento na área da sexualidade.

- Outra questão a ser considerada é que a igreja tem evitado falar e ensinar claramente sobre esse assunto, deixando as pessoas sem a perspectiva correta sobre as questões da sexualidade.

- Fazendo isso, abre-se espaço para que a cultura secular defina quais são os padrões de certo e errado, que na maioria das vezes, contraria os ensinos da revelação contida nas Escrituras Sagradas.

- A omissão da igreja permite que a pessoa, sem uma orientação clara sobre o assunto, construa as suas próprias idéias que, na maioria das vezes, serão extraídas da cultura a qual está inserida, distante de Deus e de sua Palavra, criando mitos e tabus.

- O que se tem percebido é que tudo isso tem trazido sérias conseqüências e males para as famílias, e diversos problemas conjugais.

- Sendo um assunto tão amplo, não poderemos abordar aqui todas as implicações envolvidas. Precisamos limitar algumas questões.

- Para isso, vamos ter em mente três fatores norteadores para essa pregação: em primeiro lugar, vamos nos ater ao que a Bíblia fala sobre o assunto; em segundo lugar, vamos ser diretos sobre o assunto; e em terceiro lugar, vamos manter o foco.

- Não trataremos sobre as perspectivas sociológicas ou psicológicas sobre o tema; falaremos sobre o assunto de forma direta, de acordo com as cartas dirigidas a igreja; e, não trataremos dos pormenores que envolvem a sexualidade dentro do casamento, em todo o contexto e extensão que o tema abrange.

- Por isso, vamos eleger alguns pontos que focam o problema no que diz respeito á sexualidade e a tentação, dentro de nossa cultura.

- As demais implicações deverão ser abordadas em ocasião própria, como em retiros ou encontro de casais, e também com a juventude.

- Nesse sentido, no segundo semestre, vamos tratar com a juventude sobre esse assunto nos encontros de sábado à tarde em uma série denominada: “A Batalha de todo o Adolescente”.
Faremos isso com o devido cuidado e clareza que a Bíblia ensina, com o objetivo de ajudar a juventude a ter as respostas de Deus nesta área de suas vidas.

• O PADRÃO DIVINO PARA A CONDUTA SEXUAL

- Conforme lemos no texto inicial, Deus criou o homem e a mulher. Deus resolveu que o homem e mulher completariam um ao outro, tanto num contexto mais amplo, como no contexto restrito da sexualidade.

- Deus criou homem e mulher, e lhes deu a ordem para serem férteis, para multiplicarem e encherem a terra. Portanto, o pecado original não tem a ver com o sexo entre Adão e Eva, pois Deus já havia ordenado que eles tivessem filhos.

- O pecado do casal foi o de desobedecer a uma instrução objetiva quanto aos limites definidos por Deus, e não tem nada a ver com a sexualidade.

• DEFININDO IMORALIDADE SEXUAL

- Quando a Bíblia fala sobre imoralidade sexual, a palavra grega utilizada é “Porneia”, segundo registrado em Mateus 19.9.

Esta palavra foi traduzida da seguinte forma, de acordo com as traduções abaixo relacionadas:

NVI – Imoralidade Sexual.
ARA – relações sexuais ilícitas.
ARC – Fornicação.
NTLH – Adultério.

De acordo com o contexto em que a palavra foi utilizada, ela aparece 27 vezes no Novo Testamento, sendo traduzida pela ARA por:

prostituição (Mt 15.9);

relações sexuais ilícitas (At 15.20);

imoralidade (1 Co 5.1);

impureza (1 Co 6.13);

impudicícia (Ef 5.3) e devassidão (Ap 17.2).

Vamos ver seis principais descrições bíblicas de imoralidade sexual:

- Imoralidade sexual

1. A Bíblia condena a prática do sexo entre pessoas solteiras, sexo antes do casamento. A isso, a Bíblia denomina de fornicação (Ap 21.8; 1 Co 6.15-18).

2. A Bíblia condena a prática do sexo de pessoas casadas com outro que não seja seu cônjuge. A isso, a bíblia chama de adultério (Mt 19.9).

3. Outra pratica que a bíblia condena é a pratica do sexo como forma de ganhar dinheiro ou outro tipo de vantagem com o próprio corpo. A isso, a Bíblia chama de prostituição (1 Co 6.15-18).

4. E a Bíblia condena a auto-estimulação ou excitação para instigar em si mesmo o desejo sexual. A Bíblia denomina essa conduta de impureza ou abrasamento (1 Co 7.9).

5. A Bíblia condena a cobiça, que trata de alimentar ardentemente desejos sexuais a respeito de alguém, que se inicia pela visão (Mt 5.28).

6. A Bíblia condena o relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo (Rm 1.26-27).

Agora que você já sabe qual é o padrão bíblico para a conduta sexual, como avalia o seu comportamento nessa área?

Puro ou impuro? Moral ou imoral? É algo que precisa ser analisado e colocado diante de Deus.

- O IMPULSO SEXUAL

- Qual o propósito de sexo? Somente para a reprodução, como ensinam alguns grupos e seitas? Certamente que não. Se fosse assim, a mulher não teria apenas dois ou três dias férteis por mês, conforme os estudiosos. Alem do mais, o relacionamento sexual entre o casal, neste caso, deveria ser apenas uma vez por ano, uma vez que são necessários nove meses para o nascimento da criança, além do tempo de recuperação da mulher.

- Qual a resposta divina a meu impulso sexual?
Como lidar com minha dificuldade sobre meu autocontrole?

Como posso resistir às tentações sexuais quando elas surgem?

Nossa cultura valoriza e incentiva a liberdade sexual sem limites. Somos bombardeados constantemente por todos os meios da mídia.
Nossos valores são confrontados e nossos impulsos sexuais e instintos são estimulados constantemente para nos induzir a ferir os princípios da Palavra de Deus.
Como lidar com tudo isso?

VAMOS VER AS PROVISÕES PRIMÁRIAS QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE AS TENTAÇÕES SEXUAIS.

Para vencer a imoralidade sexual, você precisa saber que…

PARA VENCER AS TENTAÇÕES SEXUAIS VOCÊ PRECISA SABER QUE…

1. O CASAMENTO FOI ORDENADO POR DEUS PARA LIVRAR VOCÊ DE CAIR NA IMORALIDADE SEXUAL.

“Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.”.1 Co 1.1-2

Veja que a solução para vencer as tentações na área da sexualidade não é a oração; ler a Bíblia; exercer o domínio próprio. A superação definitiva é o casamento. Por isso, o casamento é uma instituição divina e santo.

Há pessoas que conseguem controlar seus impulsos sexuais. A própria ciência humana diz que é possível, tomando algumas medidas e evitando outras.

Entretanto, não havendo o autocontrole, o casamento é uma ordem bíblica.
Deus fez o homem e a mulher, um para o outro, para que um complete o outro, também na área sexual.

Essa é a solução primária para vencer a imoralidade sexual. Vejam que a ordem é para o homem ou para a mulher.

Antigamente, as pessoas se casavam mais cedo. Com cerca de treze e quatorze anos, em muitos casos. E, ainda é assim em muitas regiões do mundo e até em alguns lugares do nosso país.
Todavia, nossa cultura redefiniu a idade recomendada para o casamento.

- Hoje, o jovem, antes de se casar, é ensinado que precisa terminar os estudos, construir o seu próprio patrimônio pessoal, que deve investir primeiro em sua formação profissional, e é induzido a criar um estilo de vida totalmente independente.
Por isso, a luta da juventude na área da sexualidade ficou muito mais difícil e muito mais longa.

- Os jovens e adultos solteiros precisam lidar com os seus impulsos sexuais por mais tempo, por ter que se casarem mais tarde.
Foi por isso que a recomendação bíblica é o casamento, não havendo condições de se controlar. Deus fez o homem e mulher para viverem e construírem uma vida juntos, não independentes.

- Somente com o casamento é que se vence esse tipo de tentação.

- A Bíblia diz: “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.”.1 Co 1.9

• Cuidado e avalie

- Se você namora há muito tempo resolva o mais rápido esse assunto. Não há motivos para adiar se há amor entre vocês.

- Se a tentação tem rondado a sua vida, é porque você esta adiando e lutando por conta própria para vencer os impulsos naturais. A solução de Deus é o casamento. Pense sobre isso e tome uma atitude correta.

- Lide com sabedoria e respeito com isso com seu namorado (a).

PARA VENCER AS TENTAÇÕES SEXUAIS VOCÊ PRECISA SABER QUE …

2. DEUS ORDENA QUE OS CÔNJUGES CUMPRAM SUAS OBRIGAÇÕES SEXUAIS.

- A Bíblia diz: “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio”.1 Co 7.3-5

- Muitos problemas conjugais, divórcios e conflitos acontecem porque os casais não compreendem ou não sabem sobre as verdades acerca desse assunto.

- Vejam algumas lições importantes aqui para os casais

• O sexo e prazer dentro do casamento são bíblicos.

• O cônjuge tem a obrigação de responder afetivamente quando procurado.

• A imoralidade é neutralizada quando os cônjuges atendem ao ensino bíblico.

• O desejo sexual é uma dádiva divina, e deve ser realizada no contexto de vida do casal.

PARA VENCER AS TENTAÇÕES SEXUAIS VOCÊ PRECISA SABER QUE …

3. DEUS NÃO PERMITE QUE VOCÊ SEJA TENTADO ACIMA DE SUA CAPACIDADE DE SUPORTAR.

“E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”.I Co 10.13b NVI

- Precisamos lembrar do ensino anterior que de qualquer modo, toda tentação que você enfrentar será limitada por intervenção divina, até o limite de suas forças.

- Você que ainda não se casou, precisa guardar a sua pureza, o seu corpo. Deus quer trabalhar a sua consciência, a sua visão a respeito de como honrar a Deus com todo o seu ser.

- Lembre-se do exemplo de José do Egito, e de outras palavras dirigidas a pessoas solteiras e jovens.

- José esteve em uma situação delicada. A mulher de seu chefe aproveitou que José estava sozinho com ela e quis ter um relacionamento sexual com ele. Mas, não temendo por sua reputação e nem dando lugar a seus próprios impulsos sexuais, saiu correndo da situação e foi livre de cair naquela cilada.

- A Bíblia diz: “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor”. 2 Tm 2.22

- Você precisa ter uma atitude firme em momentos como esses. Se você sabe que está a um passo de cair, fuja literalmente da situação.

- Evite excesso de intimidade que provoca seus estímulos sexuais.

- Tenha um namoro santo. Preserve a sua santidade.

- Evite falar sobre assuntos obscenos.

- Sua sexualidade foi criada por Deus, mas ele quer que você preserve seu corpo até o casamento.

CONCLUSÃO

- Deus criou homem e mulher
- A sexualidade é um dom divino
- O casal deve dedicar-se um ao outro, e seu corpo pertence ao seu cônjuge.
- Deus instituiu o casamento como um escape à imoralidade
- Deus não permitirá que a tentação seja superior a sua capacidade de enfrentar.
- Você deve fazer a sua parte, fugindo das situações que podem levá-lo a pecar.
- Deus lhe dará vitória se você obedecer a sua Palavra

 

Por Cláudio Pinas Coelho /

 

########################################

########################################

########################################

########################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário