domingo, 10 de fevereiro de 2013

RELACIONAMENTO FAMILIAR FIRME

 

familia_crise

RELACIONAMENTO

FAMILIAR FIRME
Jó 1.2

 

Introdução

Acho surpreendente uma palavra que Deus disse à Adão antes da mulher existir, porque Deus ainda não a havia criado: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18).

- O surpreendente é que Deus disse que Adão estava só, mas na minha opinião não estava.

- Deus estava com ele, todos os dias no Paraíso (mas na opinião de Deus, Adão estava sozinho).
Adão possuía alguém acima dele - Deus; possuía alguém abaixo dele - os animais; mas não possuía ninguém ao lado dele, e neste sentido estava sozinho!

- Esta observação me ensinou um princípio, faz algum tempo: Pessoas precisam de Deus, pessoas precisam de pessoas.

- É por isso que temos a família - precisamos dela! E por isso importa que nosso relacionamento familiar seja firme!

- O que faz o relacionamento em família ser firme? O que faz com que não seja? Você se identifica com qual tipo de relacionamento familiar: firme ou fraco?

Quero compartilhar alguns fatos:

1 - A Palavra de Deus diz que você precisa ser de confiança

- Porque a confiança é um fator que incentiva relacionamentos firmes na família.

- Como era Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e se desviava do mal" (Jó 1.2).

- Se você diz à esposa, aos filhos, uma coisa e não faz, você não está sendo de confiança. Você não deve dizer: "Vou em tal lugar" e não vai; "Volto às 5 horas" e não volta.

- É possível estar tão envolvido com alguma ocupação... verifique se tem honrado sua palavra, se tem sido um marido, esposa, pai ou mãe, filho de confiança.

2 - A Palavra de Deus diz que você precisa demonstrar amor e carinho.

- Esse é outro fator que incentiva relacionamentos firmes na família.

- Este princípio é ensinado em Ef 6:

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor". Amor e carinho estão inclusos aqui.

- Criar os filhos na "doutrina e admoestação do Senhor" é praticar a Palavra de Deus - ela está sendo praticada em nossas casas?

- Será que em nossas casas a Palavra de Deus está dentro da geladeira? É importante que esteja! Não o livro lá dentro... mas quando não tem cerveja, não tem cachaça, creia: a Palavra de Deus está lá!

- Será que a Palavra de Deus está no seu guarda-roupas? É importante que esteja! Não a Bíblia pendura num cabide lá dentro, mas na falta dos trajes indecentes, sensuais...

- Será que a Palavra de Deus está na sua coleção de CD's, na sua coleção das fitas de vídeo?

Quando somos instruídos na Palavra, isto fica demonstrado:
- Pela obediência dos filhos aos pais; em honrá-los como pai e mãe;
- Pelo zelo dos pais em criar seus filhos com amor e carinho, na doutrina e na admoestação do Senhor;

- Hoje mesmo, lendo um artigo, encontrei esta declaração: "O lar pode ser um ninho de amor, ou uma toca de cobra". Como está sendo o seu lar?

- Um psicólogo afirmou que todos nós nascemos emocionalmente no exato instante em que sentimos o amor dos nossos pais. Tão importante é o amor e o carinho!

- Você não pode negar amor e carinho, desprezar a Bíblia, e ter resultados positivos ao orar para ser abençoado em sua casa.

3 - A Palavra de Deus diz que você precisa desenvolver honestidade

- Esse é outro fator incentivador de relacionamentos firmes na família.

- Está lembrado de Jó? A Bíblia diz que ele era um homem "bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado".

- Quantas meias-verdades e mentiras você já contou? ...Minha esposa fica preocupada com o pagamento das contas e briga comigo se esqueço de pagá-las.

- Sem um compromisso com a honestidade, não existe relacionamento sadia em casa.

4 - A Palavra de Deus diz que você deve estar pronto para a reconciliação sempre

- Esse é outro fator que incentiva os relacionamentos firmes na família!

- Quando erramos e reconhecemos nossos erros, Deus está pronto para uma reconciliação conosco.

2 Coríntios 5.18 diz: "Nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação". Deus nos reconciliou e nos deu o ministério da reconciliação!

- Então, devemos estar prontos para a reconciliação com os que erraram conosco também.

- Entre as ministras de adoração que aprecio, está a pastora Alda Célia, com 17 CD's gravados. Numa sala de bate-papo na Internet outro dia, perguntaram prá ela, qual havia sido o momento mais marcante da sua carreira. Alda Célia respondeu: "Eu estava ministrando em Anápolis-Go, uma canção intitulada "Amigo, Irmão", e enquanto cantava, duas irmãs que não se falavam a três anos e meio, chorando, se reconciliaram".

- A reconciliação pode ser um caminho duro, mas é a coisa mais linda e bem feita que você pode fazer, e, sem ela, não tem como os relacionamentos da família serem firmes.

Conclusão

- Nenhum sucesso compensa o fracasso do lar. Ouvi isto outro dia

- Se você tem o seu negócio, os seus amigos, o emprego de que gosta... mas não tem uma esposa feliz, filhos felizes, hoje é o dia de você começar a espelhar:

- Confiança
- Amor e Carinho
- Honestidade
- Reconciliação

Fazendo isso, em poucas semanas, os relacionamentos instáveis serão firmados.

 

 

AUTOR: Pr Walter Pacheco da Silveira - 27/05/2002

 

 

========================================

========================================

========================================

========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário