quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



PATERNIDADE 
BEM RESOLVIDA


“Disse o pai: Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.”
Lucas 15.31-32


- O que significa o conceito paternidade bem resolvida ou algo bem resolvido? 

* É estar bem resolvido sobre este assunto em relação aos seus pais, mesmo que você não tenha desfrutado adequadamente deste nível de relacionamento. 

* É eliminar as pendências, memórias doentias e sequelas presentes, frutos das complicações no relacionamento com seus pais. 

* É prosseguir mediante a cura divina do nosso Pai Celestial.

O conceito paternidade bem resolvida também está ligado à sua percepção de Deus. Aprofundar a sua imagem de Deus retirando da sua ótica toda distorção e limitação que influencia no seu relacionamento íntimo com Deus. Chegou a hora de ter uma paternidade bem resolvida em relação aos seus pais e a Deus.

Vamos analisar a parábola conhecida como filho pródigo e usá-la para descrever a trajetória de um filho, do ponto de vista humano e espiritual. Abra o seu coração, Deus quer falar com você hoje.

Para falarmos da paternidade humana e o relacionamento dos pais para com os seus filhos, usaremos a parábola do filho pródigo no ponto de vista humano. O que veremos a partir deste instante.


I. RESOLVENDO O RELACIONAMENTO COM OS PAIS

“O mais novo disse ao seu pai: Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.”
Lucas 15.12

1. RECONHEÇA OS REAIS MOTIVOS DA DESCONEXÃO COM OS SEUS PAIS

“Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante...” Lucas 15.13

Sabemos que no caso da parábola, o filho se distanciou do pai por rebeldia. Porém, há uma quantidade enorme de filhos que se distanciam por se sentirem feridos pelos seus pais.

Num primeiro momento tanto o pai como a mãe são responsáveis pela saúde emocional e posteriormente espiritual dos seus filhos. Ambos são fundamentais e suas funções intransferíveis. Neste sentido Mãe é mãe... Pai é pai!

Em todas as áreas os nossos pais são responsáveis na nossa iniciação em relação à vida. Uma das lições mais importantes em relação à vida é sobre a intimidade. A intimidade é a maneira como deveríamos estabelecer nossos relacionamentos é ter o coração conectado as pessoas da nossa vida. Como este aprendizado deveria chegar a cada um de nós? Por meio da intimidade com os nossos pais. Quando o nosso coração se une ao dos nossos pais na infância e continua assim até o início da juventude isto se transportará para todos os outros níveis dos nossos relacionamentos.

Quando isto não acontece crescemos com uma imensa lacuna emocional, pois não aprendemos o caminho da intimidade. Com isso, a menos que algo aconteça para mudar esta condição, colheremos duras consequências.

Uma das mais importantes lições que deveríamos ter aprendido dos nossos pais é sobre a intimidade nos relacionamentos.

O moço da parábola decidiu sair de casa. Não havia mais conexão do seu coração com o do seu pai. Pergunto a você, no seu caso: qual a sua história? Por que aconteceu a desconexão em relação aos seus pais?

Em primeiro lugar a desconexão com os pais é emocional, depois física!

 2. REAJA CONTRA AS DISFUNÇÕES EMOCIONAIS AQUIRIDAS

“...e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. [...] Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.” Lucas 15.13b, 14, 16

- As disfunções emocionais adquiridas por causa dos conflitos com os pais podem ser...  

QUANDO OS PAIS SÃO...
OS FILHOS SÃO...
- Inexistentes
- Solitários
- Separados
- Frágeis (lacuna de gênero)
- Rígidos
- Insensíveis
- Isolados
- Superficiais
- Super protetores
- Medrosos
- “Frios” (insensíveis)
- Carentes (distorções sexuais)
- Liberais
- Inconsequentes
- Consumistas
- Materialistas
- Desleais
- Rebeldes
- Disfuncionais
- Codependentes

Não podemos negligenciar o fator da hereditariedade familiar. Adquirimos tanto doenças e limitações, quanto boas influências. Está em nossas mãos decidir o que pesará mais na nossa história.

“Comparativamente, podemos afirmar de forma geral que a ênfase bíblica na responsabilidade pessoal é 70%, enquanto nas heranças, 30%.” Coty

 3. DECIDA ACERTAR AS PENDÊNCAIS

"Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. A seguir, levantou-se e foi para seu pai.”
Lucas 15.17-20

O perigo do ressentimento...

“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.”   Hebreus 12.15

“Não deixem que a erva daninha da amargura se espalhe. Uns poucos de espinhos podem arruinar um jardim em pouco tempo.”
Hebreus 12.15 A Mensagem
O perdão...

Perdoar não é esquecer, mas permitir que alguém renasça em sua vida!

Examine-se: como está o seu coração em relação aos seus pais?

Há:

- Ressentimento - é a atitude interna de remoer o passado e perpetuar sentimentos hostis.

- Indiferença - é a atitude de ignorar o outro.

- Retaliação - é a atitude de revidar por diversas posturas um sentimento de dor.

- Ódio - é o estágio mais grave na esfera dos relacionamentos.

Não continue com estes sentimentos no seu coração.

Ore Assim...

Senhor Jesus, agradeço a Ti pelas coisas boas que recebi dos meus pais. A partir de hoje abro o meu coração para perdoar meus pais daquilo que feriu o meu coração. Peço perdão por qualquer sentimento e comportamento em relação a eles que sejam contrários a Tua palavra. Cura o meu coração e me liberta de todas as prisões relacionadas ao me relacionamento com os meus pais. Naquilo que for possível me ajude na reparação e aquilo que eu não posso fazer entrego nas Tuas mãos. Recebo a Tua cura para todos os outros níveis de relacionamentos na minha vida. Em Teu nome Jesus, amém!

 4. RECOMECE O SEU RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

“A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho.” Lucas 15.20-22

Celebre cada pequeno avanço!

II. RESOLVENDO O RELACIONAMENTO COM DEUS-PAI

Quase inevitavelmente transferimos o conceito que temos dos nossos pais para Deus!

1. SUPERE A INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL

“E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.” Lucas 15.25,26

·        Supere...

- A religiosidade (dogmatismo espiritual, o cansaço e a exaustão, a culpa crônica ou o perfeccionismo, a incapacidade de perdoar, a vida solitária e o esfriamento do amor para com Deus).

A culpa infundada é uma das enfermidades que mais comumente atacam os crentes de hoje. Mark Bubeck

- A decepção em relação a Deus.

- A incompreensão da graça e o amor de Deus.

David Seamands em seu livro sobre a graça de Deus descreve a conclusão que se chegou sobre a maioria dos seus pacientes... Metade dos meus pacientes poderia ir para a casa em uma semana se soubessem que estão perdoados!

 2. ADMITA SUA ORFANDADE ESPIRITUAL

“O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. [...] Disse o pai: Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.” Lucas 15.28,31

Em nenhum momento da parábola o filho mais velho chama o pai de pai. Aliás, ele nem queria entrar na casa. Não havia intimidade, um relacionamento distante. Jesus quis ensinar que apesar de perto, o segundo filho também estava longe. É o seu caso? Você chama Deus de pai e se sente filho?
Admita sua orfandade espiritual, você tem um Pai!

·        Qual tipo de orfandade espiritual representa você?

- Você nunca se sentiu filho?
- Você é um filho rebelde?
- Você é um filho religioso?

“Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade...”
Efésios 1.5

Por meio de Jesus Cristo somos adotados para sermos  filhos legítimos!

 3. VENÇA OS SEUS PECADOS ESCRAVIZADORES

“Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.” Lucas 15.30

A história não revelou que o filho mais novo gastou seus recursos com prostitutas. Qual o problema da acusação do filho mais velho? Ele tinha uma mente maliciosa presa ao pecado.

A nuance do texto é mostrar que quando não temos intimidade com Deus e buscamos segui-Lo, de alguma forma sempre seremos presos há alguns pecados. São pecados que tentam compensar um vazio que não é mais existencial, mas relacional.

·        Quando um pecado escraviza você?

- Quando não há arrependimento verdadeiro.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1.9

- Quando há constantes recaídas.

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” Provérbios 28.13

- Quando ele passar a te dominar.

“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?” Romanos 6.16

 4. ASSUMA SUA CONDIÇÃO DE FILHO ESPIRITUAL

“Mas o pai ordenou aos empregados: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés.” Lucas 15.22 NTLH

- Roupas: Mentalidade Nova

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12.2

- Anel: Promessas

“Herança é uma questão de filiação e não de merecimento.” Coty

- Sandálias: Libertação

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
João 8.32

“Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” Romanos 6.11

 5. RENOVE DIARIAMENTE O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS- PAI

“E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos...” Lucas 15.23

Qual o maior sentimento quando estamos em uma festa com amigos íntimos? A Alegria.

Como renovar diariamente o seu relacionamento com Deus-Pai?

a)    Chame Deus de Pai
b)    Cultive intimidade
c)     Sinta-se protegido por Deus
d)   Confie na provisão de Deus
e)    Reforce sua identidade de filho
f)      Desfrute dos seus direitos
g)    Nunca se sinta só!
h)   Siga o exemplo de Jesus
i)      Contagie os outros com a visão da filiação divina
j)      Seja sensível a ação do Espírito Santo

O Espírito Santo é a expressão da maternidade de Deus!

“E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: Aba, Pai.” Gálatas 4.6

“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: Aba, Pai.” Romanos 8.15

- Chegou a hora de você VOLTAR para CASA...

·        Se você não recebeu Jesus como o Seu Senhor e Salvador, faça isto agora mesmo e se torne filho. Deus é Pai! Isto muitos brasileiros afirmam. Porém, você se sente filho?

·        Se você já se entregou a Jesus e não se sente filho de Deus, abra o seu coração para que você experimente definitivamente Deus como o seu Pai.

“Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.”
Lucas 15.32

 CONCLUSÃO

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1.12

A paternidade é o cerne da revelação de Deus para o homem! Nossa cura e libertação sempre chegarão ao ápice quando alcançamos este entendimento e vivência.


Fonte: http://pibnet.com.br/pib/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=category&id=27&Itemid=218




======================
======================
======================
======================


Nenhum comentário:

Postar um comentário