sábado, 29 de dezembro de 2012

A CONDUTA DO 
CRENTE NO MUNDO 

• EFÉSIOS 4.17-24 



 INTRODUÇÃO 


-= Paulo começa o cap. 4 com um apelo para que andemos dignamente no sentido de preservar a unidade do Espírito (vv.1-3). 

-=  Agora, no v.17 do mesmo capítulo, Paulo apela para que andemos com um comportamento que seja diferente do praticado pelos não-crentes. 

O novo "andar em Cristo" afeta as nossas atitudes, hábitos e linguagem. 

I. UM NOVO ANDAR 

 1. Não devemos andar como o homem natural (vv.17-19). 

-= Que é o homem natural? 

* É o gentio não regenerado. 

* O homem natural é todo aquele que está sob a égide da natureza pecaminosa. 

-= "Andar na vaidade do seu sentido" significa andar e viver na futilidade e sem propósito na vida. 

-= A vaidade da inteligência humana faz com que a pessoa subestime a Deus e viva distanciado dos valores éticos e, portanto, entregue às paixões da sua carne. 

-= A Bíblia mostra, aqui, (vv.17,18), que uma mente vaidosa leva a um raciocínio tenebroso e a um coração endurecido. 

O homem natural é o típico gentio sem Cristo, não convertido (Rm 1.21-32). 

2. Devemos nos despojar do velho homem (vv.20-22). 

-= O v.20 começa reprovando as atitudes do homem natural e diz "vós não aprendestes assim a Cristo". Isso significa que como crentes temos uma nova ordem de vida. 

-= A essência dos ensinos de Cristo também estão nos ensinos de Paulo e dos demais apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo. 

-= O novo andar é o santo viver como nova criatura em Cristo. 

-=  É um despojamento total da velha vida, do velho andar (v.22). 

-= A palavra "despojar" significa "despir", "desapossar", "privar de posse". 

-= No novo andar, os velhos andrajos do pecado são tirados, ou seja, a velha natureza pecaminosa é despida dos velhos hábitos para uma nova vida. 

3. Devemos nos revestir do homem espiritual (vv.23,24). 

-= A linguagem é metafórica na expressão "novo homem", pois fala do novo modus vivendi do crente redimido por Cristo. 

-= Esse novo homem agora se manifesta na vida e no caráter cristãos. 

-= Ele é renovado pela ação poderosa do Espírito Santo de todo o passado de condenação e ruína. 

Essa renovação implica viver uma nova vida (Ef 2.10-15; 2Co 5.17). 

4. Devemos andar em verdadeira justiça e santidade (v.24). 

-= O novo homem é uma nova criação segundo Deus. Não se trata de criação física, mas espiritual (Jo 3.3-6). 

-=  Todos os sinais da velha criatura, do velho homem, foram desfeitos na cruz para que o novo convertido viva uma nova vida em Cristo. 

-= O novo homem é o crente regenerado pelo Espírito Santo. 

-= Duas características de Deus são a justiça e a santidade. Eles fazem parte do caráter de Deus. 

Quando o pecador é regenerado, pelo Espírito Santo na conversão, ele é criado "segundo Deus", isto é, à semelhança de Deus em "justiça e santidade". 

II. O NOVO HOMEM E O SEU PROCEDER 

1. O novo homem não vive mentindo (v.25). 

-=  O verbo "deixar" tem a mesma conotação do verbo "despojar" do v.22. 

-=  A mentira não é própria da nova vida em Cristo. 

-= No original grego a palavra mentira aparece como pseudo, que pode significar qualquer tipo de desonestidade ou falsidade proferida ou vivida. 

-= A mentira é própria do velho homem. A vida do novo homem é gerada "em verdade", por isso, devemos falar apenas a verdade. 

2. O novo homem não vive se exasperando (v.26). 

-= "Irai-vos, e não pequeis" é uma expressão que deve merecer nossa atenção. 

-=  Sabemos que a "ira" é uma obra da carne (Gl 5.20); por que então a Bíblia diz: "irai-vos?" Isto parece um paradoxo. 

-=  O sentido permissivo para a ira pode significar na vida do novo homem uma forma de reação contra qualquer tipo de pecado que afete a nova vida. 

-= Quando somos tentados pelo Diabo, reagimos com ira contra as insinuações do inimigo. 

"irai-vos", não com o tipo de ira acionado pela carne, mas "irai-vos" naturalmente contra tudo que possa ofender a santidade de Deus. 

3. O novo homem não abre espaço para o Diabo (v.27). 

-= "Não deis lugar ao Diabo". Este versículo está diretamente ligado ao v.26 que fala da ira. 

-= Se dermos lugar à ira, isto é, se permitirmos que a ira surja em nossos sentimentos, facilmente estaremos abrindo as portas para o Diabo entrar em nossa vida (2Co 2.10-11; 1Pe 5.8). 

-= São muitas as brechas que abrimos em nossa vida emocional, física e espiritual para a entrada do Diabo. 

-=  Devemos sempre fechar essas possibilidades com a meditação e o estudo da Palavra de Deus. 

Devemos manter um controle severo das portas da nossa mente, sentidos físicos, pensamentos e sentimentos. 

4. O novo homem não pratica as coisas da velha vida (vv.28,29). 

-= Práticas negativas do velho homem não fazem muita diferença entre o certo e o errado. 

-=  Como novas criaturas em Cristo, às vezes, praticamos certas coisas erradas que não aparecem em manchetes, mas que se constituem em pecados que afetam a nossa vida espiritual. 

-=  Furtar nas arrecadações legais do governo, deixar de dar os dízimos e ofertas à Casa de Deus não fogem a responsabilidade de apropriação indébita (Ml 3.8-10; Rm 13.7; Êx 20.15). 

-= Outra prática negativa que não deve estar no cotidiano do crente é o uso de "palavras torpes" (v.29). 

-= Que é uma palavra "torpe"? É toda palavra impudica, indecente, obscena, asquerosa. A linguagem do novo homem em Cristo deve ser pura, simples e sem malícia. 

 Crentes há que são flagrados proferindo palavras torpes e outras igualmente repulsivas. 

III. O NOVO HOMEM EVITA OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO 

1. O novo homem não entristece o Espírito Santo (v.30). 

-= O Espírito habita no crente, no novo homem, e pode ser ofendido com atitudes impuras. 

-= O texto diz que "fomos selados com o Espírito Santo para o dia da redenção". 

-=  Esse selo é a marca de propriedade que impede que Satanás interfira nem rasure a vida espiritual. 

-= O dia da redenção refere-se à redenção do nosso corpo de pecado, que acontecerá na vinda do Senhor. A redenção tem um aspecto passado porque diz respeito ao que Jesus realizou no Calvário. Tem um sentido presente porque refere-se à contínua libertação do poder do pecado que opera em nossa carne. E, finalmente, a redenção tem um aspecto futuro, que é a esperança da glória, a libertação plena do corpo de pecado e a conquista de um novo estado para um corpo espiritual (1Co 15.51-53). 

2. O novo homem evita os pecados que magoam o Espírito Santo (v.31). 

-=  Todas as manifestações pecaminosas como "amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia". 

-= São aquelas ações próprias do velho homem que não devem interferir na "novavida". Atitudes de amargura não combinam com a natureza amorosa do Espírito Santo. 

-= A amargura torna as pessoas amargas em seus relacionamentos, e as torna duras e insensíveis para a operação de Deus. 

-=  "Iras, cólera e gritaria" são atitudes que sempre andam juntas. 

-= Ódios profundos, arraigados no coração contra pessoas, provocam essas manifestações negativas. 

-= As "blasfêmias" referem-se à palavras injuriosas, que ferem a moral das pessoas e que produzem grandes dissabores. 

-=  A "malícia" é a fonte dos pecados contra o Espírito Santo. A malícia está ligada diretamente ao Diabo (Rm 1.29; Cl 3.8). 

3. O novo homem procura desenvolver as qualidades próprias do crente (v.32). 

-= "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". 

-= Na verdade, quem nasce do Espírito tem as caraterísticas do Espírito. 

Qualidades como benignidade, misericórdia e perdão são indispensáveis ao cultivo da vida cristã. 

CONCLUSÃO 

-= Os crentes autênticos procuram andar dignamente na presença de Deus e do mundo. 

-= Nosso comportamento deve ser o reflexo da nova vida recebida pela obra de Cristo no Calvário. 

-=  É uma exigência bíblica constante que os crentes dêem provas às pessoas ao seu redor de que têm um novo viver, o qual se revela, principalmente, mediante a prática de atitudes e atividades cristãs. 



Fonte: http://www.ibnmaraba.com.br/pdf/a_conduta_do_crente.pdf








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