quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


OS SONHOS DE DEUS 
NÃO PODEM MORRER 
EM NOSSOS CORAÇÕES




(Josué 14:6) - Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. 

(Josué 14:7) - Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; 

(Josué 14:8) - Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. 

(Josué 14:9) - Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. 

(Josué 14:10) - E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; 

(Josué 14:11) - E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. 

(Josué 14:12) - Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. 

(Josué 14:13) - E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.

I - PRECISAMOS DE SONHOS PARA NOS MANTER FIRMES NO CAMINHO:

a. Josué 14:10 - "Pois bem, o SENHOR manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!”

b. Todos nós precisamos de sonhos para viver. 

-= Eu imagino que enquanto atravessa o deserto, Calebe em sua jornada por estes 45 anos, ele estava apegado a visão da terra, apegado a este sonho. Enquanto se movia no deserto, talvez Calebe pensasse assim: “Eu não vou morrer no deserto”, “O deserto não é o último estágio da minha vida”, “o deserto não tem a palavra final sobre mim”, “eu tenho um sonho, ele se chama Hebron, um dia eu vou pisar em Hebron”, “O deserto é temporário, o deserto passa, Hebron vai chegar”. 

Qual é o seu sonho?


II – TOME CUIDADO COM OS MATADORES DE SONHOS: 

a. Juro pela glória do SENHOR que enche toda a terra, que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá. Números 14.21-23 

b. (Josué 14:8) - Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. 

c. Precisamos tomar cuida com os matadores de sonhos que nos enche de desanimo, colocam empecilhos(é bom, mas tem gigantes, vai dar muito trabalho).


III – OS SONHOS PRECISAM SER REAVIVADOS:

a. (Josué 14:9) - Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. 

b. Esta conversa entre Calebe e Josué, acontece no momento em que Israel está conquistando Canaã, toda a 1ª geração e Moisés haviam morrido. 

c. Calebe relembra Josué sobre aquele dia que eles voltaram de espiar a terra, o dia da promessa que Deus fez a eles de possuírem a terra em que haviam pisado. 

d. “Josué você se lembra quando o povo teve medo de ir a luta para alcançar o que Deus lhes prometera?” Eu fui fiel a promessa de Deus, a visão que Deus me deu da terra. Eles não quiseram, eles tiveram medo. Mas eu vi a terra Josué, desde o primeiro instante que à vi até os dias de hoje eu sonho com ela. Passaram-se 45 anos no deserto, muitas lutas, vi muita gente morrer, vi muita gente murmurar, vi muitas pragas, mas Deus me conservou vivo e eu mantenho vivo em minha mente meu sonho de conquista. Foi Deus quem me prometeu. Eu sonho com esta terra desde então, todos os dias de minha vida.


IV – LUTE PELOS SEUS SONHOS 

a. (Josué 14:10) - E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; 

b. (Josué 14:11) - E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. 

c. Hebron é uma terra muito importante para o povo de Israel. 

-= Quando Abraão se separa de Ló, Abrão ficou com as montanhas de Hebron. 

-= É em Hebron que Abraão constrói um altar de adoração ao Senhor, é em Hebron que Abraão sepulta sua mulher Sara. Também em Hebron Abraão foi sepultado. Era uma terra em que os inimigos tinham tomado posse.

d. (Josué 14:12) - Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. 

e. Calebe estava disposto a lutar pelo seu sonho. Sonho que abençoaria toda a sua geração e todo o povo de Deus por todas as gerações.


V – OS SONHOS DE DEUS SÃO GERADOS À MEDIDA QUE ANDAMOS COM DEUS:

a. (Josué 14:14) - Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.

b. Calebe perseverou em seguir ao Senhor. Passou lutas, provas, perseguições, lutou contra inimigos ferozes, caminhou no deserto 40 anos, mas não abandonou ao Senhor. Ele foi valente, perseverante, suportou as aflições na dependência de Deus. Seus olhos estavam firmados na Promessa do Criador. 



Louvado seja Deus!

Pr. Maucir Lehn












++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário