A importância
das tradições
na família
VALORIZE E PRESERVE AS TRADIÇÕES NA SUA FAMÍLIA
"A maneira como a família tira férias, passa os finais de semana e comemora o aniversário de cada membro revela aspectos importantes do espírito da sua cultura familiar".
- Como definir o que é tradição? Tradição é o ato de transmitir ou entregar, transmissão oral de lendas, fatos, doutrinas, costumes, hábitos etc., durante um longo espaço de tempo.
- Tudo o que se sabe por uma transmissão de geração em geração.1
- As tradições representam o espírito da cultura de uma família. Podemos definir cultura como um conjunto de padrões de comportamento.
- Faz parte das tradições familiares rituais, comemorações e eventos importantes promovidos na família.
- Toda família, independente do nível financeiro, tem suas tradições. Seja um ritual que acontece todos os dias, ou apenas nas férias uma vez por ano.
- Porque a preservação das tradições são vitais para uma família? O escritor Stephen R. Covey em seu livro Os 7 hábitos das Famílias Muito Eficazes diz que:
- As tradições nos ajudam a compreender quem somos: que somos parte de uma família que constituí uma unidade forte, em que nos amamos mutuamente, que respeitamos e honramos uns aos outros, que comemoramos o aniversário de cada um e os eventos especiais, e criamos memórias positivas para todos.
- Por meio das tradições, reforçamos a conexão da família. Proporcionamos uma sensação de integração, de amparo, de compreensão. Nós nos comprometemos uns com os outros.
- Todos fazemos parte de algo que é maior do que cada um de nós sozinho. Expressamos e mostramos lealdade uns com os outros. Necessitamos ser necessários, precisamos ser desejados e ficamos felizes por fazer parte da família.
- Quando pais e filhos cultivam tradições, estas renovarão a energia emocional e constituirão um elo positivo com o passado.2
- As tradições têm a ver com a identidade da família e são fundamentais para manter a família unida. Isto porque elas nutrem a nossa consciência coletiva, vontade social, consciência social e o senso de propósito da família.
Quero considerar algumas tradições importantes preservadas na minha família:
1. Refeição com todos à mesa.
- Eu nasci em um lar onde meu pai como o sacerdote da casa, sempre nos ensinou a fazer nossas refeições na mesa e nunca na sala de TV ou no quarto.
- Está provado que as famílias bem sucedidas têm como hábitofazer refeições com todos à mesa.
- Há uma pesquisa recente que revelou que apenas a metade dos nossos adolescentes janta regularmente com os pais.
- O momento da refeição pode ser um tempo importante de renovação para pais e filhos, por isso o casal deve organizar refeições significativas, para que a família tenha um tempo sem televisão, celular, computador etc.
- Esta prática fará com que a mesa se torne um altar para a comunhão e conexão da família.
Vejamos o que pode acontecer na mesa quando uma família nutridora se reúne:
· O partilhar do que aprenderam durante o dia;
· Testemunhos das vitórias alcançadas no mês;
· Boas gargalhadas ao ouvir fatos engraçados do cotidiano da família;
· Comentários sobre assuntos relevantes que está na mídia;
· Cada um que está estudando fala um pouco sobre a aula do dia anterior;
· Os que participaram do culto no domingo à noite, comentam sobre o que acharam da mensagem do pastor.
- A verdade é que a mesa onde fazemos as refeições oferece uma oportunidade perfeita para criar tradição renovadora por causa da comida. Bem aventura é a família faz do momento das refeições um tempo de nutrição também da alma um do outro.
- É comum na sua casa fazer refeição com todos à mesa? Quantas vezes na semana esta reunião acontece? Eu e a minha esposa Rousemary desde que casamos levamos muito à sério este tempo de comunhão e renovação e não permitimos que os nossos filhos almocem ou jantem com o prato na mão diante da TV ou do computador.
- Os casais precisam desenvolver hábitos que sejam positivos dentro da cultura familiar e fazer refeições com todos à mesa é um deles.
2. Oração com todos à mesa.
- O lar deve ser uma escola onde todos possam aprender sobre valores morais e espirituais.
- A reunião da família em torno da mesa é o melhor momento para aprender.
- É quando se está em torno da mesa que a família relaxa, abre o coração, ora, sorri, compartilha idéias, opiniões e conselhos.
- Eu trouxe como tradição da minha família de origem o hábito de orar à Deus antes de qualquer refeição expressando nossa gratidão pelo alimento, esta prática me ensinou lições que vão ficar em meu coração por toda a vida. Posso dizer que o mesmo esta acontecendo com os meus filhos.
A oração antes das refeições nos ensina as seguintes lições:
· Somos dependentes de Deus;
· A gratidão é a memória do coração;
· Lembrar dos que não tem é generosidade;
· A provisão de hoje é o resultado do favor divino.
3. Todo mês de janeiro a família sai de férias.
- Nenhum outro tempo serve para renovar a família mental, espiritual, social e emocionalmente como este período de férias.
- Eu e minha esposa Rousemary, desde que nos casamos anualmente damos uma pausa para termos um período de férias que geralmente acontece no mês de janeiro. Com a chegada dos filhos nossas viagens ficaram ainda mais interessantes.
- Planejar, sonhar e pensar nas férias - bem como lembrar o que aconteceu na última viagem e rir dos momentos engraçados que a família viveu é muito bom para renovar a família.
- Nestes vinte e quatro anos, quantas memórias positivas foram geradas no coração da nossa família. Assim é que se desenvolve uma cultura familiar nutridora.
- Lembre-se, qualquer viagem pode constituir uma grande experiência renovadora para a família.
Perguntas para reflexão:
· Ë comum você tirar férias anuais com a família?
· Qual a viagem que mais marcou a sua família positivamente?
· Na sua família de origem tirar férias fazia parte das tradições familiar?
4. Todo mês de julho eu e a minha esposa saímos de férias sem os filhos.
- Todo casal precisa de um tempo, ainda que seja um final de semana, num lugar aconchegante para renovar o romantismo, namorar, curtir um ao outro, andar por caminhos que nunca andaram, abrir o coração etc.
- Já faz alguns anos que eu e minha esposa Rousemary sempre reservamos alguns dias no mês de julho para um tempo de "férias do casal". Em janeiro, as férias é com toda a família e as vezes levamos até algumas companhias extra-familiar, mas em julho, é só "eu e ela" os filhos ficam em casa.
Conheço muitos casais que, se privam de sair sozinhos dando as seguintes desculpas:
· As crianças não ficam com ninguém;
· Não temos com quem deixar os nossos filhos;
· O nosso problema é o cachorro ou o gato, não temos com quem deixar;
· Não consigo sair sem os meus filhos, jamais faria uma coisa desta;
· Já ficamos muito tempo juntos, para que viajar?
- Infelizmente, muitos casais por falta de criatividade, atitude e vontade, acordam tarde demais para aquilo que é relevante e muito necessário no processo de renovação do casamento.
- Quando há vontade e atitude o casal dá um jeito e as coisas acontecem para o bem do relacionamento.
Eu tenho três filhos, a Letícia, o Douglas e o Pedro, eles nunca foram o impedimento das nossas viagens. Os filhos precisam desde cedo aprender sobre a importância de os pais terem o seu espaço, o seu tempo e suas férias.
O cônjuge não pode perder o seu parceiro(a) de vista por causa de um apego doentio aos filhos.
AUTOR: Pr. Josué Gonçalves
###########################################
###########################################
###########################################
###########################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário