A CONDUTA DO
CRENTE NO MUNDO
• EFÉSIOS 4.17-24
INTRODUÇÃO
-= Paulo começa o cap. 4 com um apelo para que andemos dignamente no sentido de preservar a unidade do Espírito (vv.1-3).
-= Agora, no v.17 do mesmo capítulo, Paulo apela para que andemos com um comportamento que seja diferente do praticado pelos não-crentes.
O novo "andar em Cristo" afeta as nossas atitudes, hábitos e linguagem.
I. UM NOVO ANDAR
1. Não devemos andar como o homem natural (vv.17-19).
-= Que é o homem natural?
* É o gentio não regenerado.
* O homem natural é todo aquele que está sob a égide da natureza pecaminosa.
-= "Andar na vaidade do seu sentido" significa andar e viver na futilidade e sem propósito na vida.
-= A vaidade da inteligência humana faz com que a pessoa subestime a Deus e viva distanciado dos valores éticos e, portanto, entregue às paixões da sua carne.
-= A Bíblia mostra, aqui, (vv.17,18), que uma mente vaidosa leva a um raciocínio tenebroso e a um coração endurecido.
O homem natural é o típico gentio sem Cristo, não convertido (Rm 1.21-32).
2. Devemos nos despojar do velho homem (vv.20-22).
-= O v.20 começa reprovando as atitudes do homem natural e diz "vós não aprendestes assim a Cristo". Isso significa que como crentes temos uma nova ordem de vida.
-= A essência dos ensinos de Cristo também estão nos ensinos de Paulo e dos demais apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo.
-= O novo andar é o santo viver como nova criatura em Cristo.
-= É um despojamento total da velha vida, do velho andar (v.22).
-= A palavra "despojar" significa "despir", "desapossar", "privar de posse".
-= No novo andar, os velhos andrajos do pecado são tirados, ou seja, a velha natureza pecaminosa é despida dos velhos hábitos para uma nova vida.
3. Devemos nos revestir do homem espiritual (vv.23,24).
-= A linguagem é metafórica na expressão "novo homem", pois fala do novo modus vivendi do crente redimido por Cristo.
-= Esse novo homem agora se manifesta na vida e no caráter cristãos.
-= Ele é renovado pela ação poderosa do Espírito Santo de todo o passado de condenação e ruína.
Essa renovação implica viver uma nova vida (Ef 2.10-15; 2Co 5.17).
4. Devemos andar em verdadeira justiça e santidade (v.24).
-= O novo homem é uma nova criação segundo Deus. Não se trata de criação física, mas espiritual (Jo 3.3-6).
-= Todos os sinais da velha criatura, do velho homem, foram desfeitos na cruz para que o novo convertido viva uma nova vida em Cristo.
-= O novo homem é o crente regenerado pelo Espírito Santo.
-= Duas características de Deus são a justiça e a santidade. Eles fazem parte do caráter de Deus.
Quando o pecador é regenerado, pelo Espírito Santo na conversão, ele é criado "segundo Deus", isto é, à semelhança de Deus em "justiça e santidade".
II. O NOVO HOMEM E O SEU PROCEDER
1. O novo homem não vive mentindo (v.25).
-= O verbo "deixar" tem a mesma conotação do verbo "despojar" do v.22.
-= A mentira não é própria da nova vida em Cristo.
-= No original grego a palavra mentira aparece como pseudo, que pode significar qualquer tipo de desonestidade ou falsidade proferida ou vivida.
-= A mentira é própria do velho homem. A vida do novo homem é gerada "em verdade", por isso, devemos falar apenas a verdade.
2. O novo homem não vive se exasperando (v.26).
-= "Irai-vos, e não pequeis" é uma expressão que deve merecer nossa atenção.
-= Sabemos que a "ira" é uma obra da carne (Gl 5.20); por que então a Bíblia diz: "irai-vos?" Isto parece um paradoxo.
-= O sentido permissivo para a ira pode significar na vida do novo homem uma forma de reação contra qualquer tipo de pecado que afete a nova vida.
-= Quando somos tentados pelo Diabo, reagimos com ira contra as insinuações do inimigo.
"irai-vos", não com o tipo de ira acionado pela carne, mas "irai-vos" naturalmente contra tudo que possa ofender a santidade de Deus.
3. O novo homem não abre espaço para o Diabo (v.27).
-= "Não deis lugar ao Diabo". Este versículo está diretamente ligado ao v.26 que fala da ira.
-= Se dermos lugar à ira, isto é, se permitirmos que a ira surja em nossos sentimentos, facilmente estaremos abrindo as portas para o Diabo entrar em nossa vida (2Co 2.10-11; 1Pe 5.8).
-= São muitas as brechas que abrimos em nossa vida emocional, física e espiritual para a entrada do Diabo.
-= Devemos sempre fechar essas possibilidades com a meditação e o estudo da Palavra de Deus.
Devemos manter um controle severo das portas da nossa mente, sentidos físicos, pensamentos e sentimentos.
4. O novo homem não pratica as coisas da velha vida (vv.28,29).
-= Práticas negativas do velho homem não fazem muita diferença entre o certo e o errado.
-= Como novas criaturas em Cristo, às vezes, praticamos certas coisas erradas que não aparecem em manchetes, mas que se constituem em pecados que afetam a nossa vida espiritual.
-= Furtar nas arrecadações legais do governo, deixar de dar os dízimos e ofertas à Casa de Deus não fogem a responsabilidade de apropriação indébita (Ml 3.8-10; Rm 13.7; Êx 20.15).
-= Outra prática negativa que não deve estar no cotidiano do crente é o uso de "palavras torpes" (v.29).
-= Que é uma palavra "torpe"? É toda palavra impudica, indecente, obscena, asquerosa. A linguagem do novo homem em Cristo deve ser pura, simples e sem malícia.
Crentes há que são flagrados proferindo palavras torpes e outras igualmente repulsivas.
III. O NOVO HOMEM EVITA OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
1. O novo homem não entristece o Espírito Santo (v.30).
-= O Espírito habita no crente, no novo homem, e pode ser ofendido com atitudes impuras.
-= O texto diz que "fomos selados com o Espírito Santo para o dia da redenção".
-= Esse selo é a marca de propriedade que impede que Satanás interfira nem rasure a vida espiritual.
-= O dia da redenção refere-se à redenção do nosso corpo de pecado, que acontecerá na vinda do Senhor. A redenção tem um aspecto passado porque diz respeito ao que Jesus realizou no Calvário. Tem um sentido presente porque refere-se à contínua libertação do poder do pecado que opera em nossa carne. E, finalmente, a redenção tem um aspecto futuro, que é a esperança da glória, a libertação plena do corpo de pecado e a conquista de um novo estado para um corpo espiritual (1Co 15.51-53).
2. O novo homem evita os pecados que magoam o Espírito Santo (v.31).
-= Todas as manifestações pecaminosas como "amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia".
-= São aquelas ações próprias do velho homem que não devem interferir na "novavida". Atitudes de amargura não combinam com a natureza amorosa do Espírito Santo.
-= A amargura torna as pessoas amargas em seus relacionamentos, e as torna duras e insensíveis para a operação de Deus.
-= "Iras, cólera e gritaria" são atitudes que sempre andam juntas.
-= Ódios profundos, arraigados no coração contra pessoas, provocam essas manifestações negativas.
-= As "blasfêmias" referem-se à palavras injuriosas, que ferem a moral das pessoas e que produzem grandes dissabores.
-= A "malícia" é a fonte dos pecados contra o Espírito Santo. A malícia está ligada diretamente ao Diabo (Rm 1.29; Cl 3.8).
3. O novo homem procura desenvolver as qualidades próprias do crente (v.32).
-= "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".
-= Na verdade, quem nasce do Espírito tem as caraterísticas do Espírito.
Qualidades como benignidade, misericórdia e perdão são indispensáveis ao cultivo da vida cristã.
CONCLUSÃO
-= Os crentes autênticos procuram andar dignamente na presença de Deus e do mundo.
-= Nosso comportamento deve ser o reflexo da nova vida recebida pela obra de Cristo no Calvário.
-= É uma exigência bíblica constante que os crentes dêem provas às pessoas ao seu redor de que têm um novo viver, o qual se revela, principalmente, mediante a prática de atitudes e atividades cristãs.
Fonte: http://www.ibnmaraba.com.br/pdf/a_conduta_do_crente.pdf
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